terça-feira, 20 de março de 2012

JIU JITSU NA IGREJA!!!!


JIU JITSU NA IGREJA!!!!


O projeto visa ajudar os jovens ensinando equilíbrio, auto-controle e respeito com a grande diferença de que não existe rivalidade, tentando mostrar que basta ter força de vontade.

Alguém já ouviu falar em treino de jiu-jítsu que começa e termina com oração devocional?
Pois é, essa ideia inusitada surgiu há um tempo atrás em nossa igreja, vendo exemplo de outras igrejas, que através do esporte resgatam vidas. "Percebemos que muitas pessoas trabalham, estudam de manha, mas a noite ficam sem ter o que fazer, então decidimos mostrar para esses jovens o que é o jiu-jítsu. Começamos com cerca de umas 12 pessoas. Em uma semana foram 15, em um mês mais de 22 homens , mulheres, meninos e meninas participavam. Percebemos o sucesso em envolver pessoas, aprender mais sobre nosso Deus e extender nossa comunhão.

O que mais me impressiona é ver que as pessoas que não são cristãs depois do treino eles não têm vergonha de orar, eles pedem e agradecem pelo dia. Isso foi surpreendente, muitos participam e sempre saímos renovados dos treinos",

O Prof Junior que nos ensina tem primeiramente a missão de nos deixar mais a vontade uns com os outros, falando da palavra de Deus, e ainda que exista diferença do projeto de uma academia, nós sabemos que não existe rivalidade, nos buscamos para que basta ter força de vontade.
"Não precisa ter gana de ser melhor que o outro. Nós mesmos nos corrigimos e ajudamos o adversário no treino. É muito saudável".

Apesar das aulas serem ministradas em uma igreja, gostaria de deixar claro que o atleta não precisa ter uma religião para treinar. "A igreja apenas cede o lugar como uma forma de ajudar a sociedade e nós mesmos. E sempre agradecemos este projeto que o Senhor colocou no carção de nosso irmão Junior, que nos ensina e auxilia no treino. Decidimos fazer as orações e dar liberdade para que todos os atletas possam se expressar, seja para falar de um problema pessoal, ou para agradecer uma meta alcançada. No final, fazemos nosso grito de paz."
NUNCA TREINOU?? ACHA VIOLENTO?? NÃO CONCORDA?? ACHA IMPRÓPRIO??

ENTÃO FAÇA UMA VISITA E VEJA COM OS SEUS PROPRIOS OLHOS AS BENÇÃOS DE DEUS NESTE LUGAR!!!

JIU JITSU CRISTÃO !!!

             É LICITO UM CRISTÃO PRATICAR ARTES MARCIAIS?? ( JIU - JITSU )


RESPOSTA:

Creio que a resposta a esta questão depende principalmente da motivação com a qual a pessoa pratica artes marciais (Caratê, Judô, Jiu-jítsu, luta Greco-romana etc.). Sé a prática é apenas como esporte não vejo maiores problemas. Mas se a pratica é para poder brigar e se dar bem, então eu entendo que é errado.

Outra coisa que se deve observar é que se o professor faz alguma ligação entre o esporte e práticas esotéricas. Neste caso seria aconselhável ao cristão procurar outro professor que ensine puramente as técnicas do esporte. Então, se o cristão pratica e ensina artes marciais, bem como defesa pessoal, puramente como esporte, é meu entendimento que é lícito sim. Está mais que comprovado que as atividades físicas fazem bem para nosso corpo e evitam uma série de complicações.

Talvez alguém, com razão, esteja lembrando-se do versículo registrado em I Timóteo 4:8 que diz: “Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.” Neste caso temos que entender a que tipo de exercício físico o apóstolo Paulo está se referindo. Será que ele era contra o atletismo? Antes de responder vejamos outros versículos escritos pelo apóstolo: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa* corruptível; nós, porém, a incorruptível. 1 Coríntios 9:26 Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar” (1 Coríntios 9:24,25).“Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas” (2 Timóteo 2:5).

Basta observar o contexto para ver que Paulo usa o atletismo como exemplo positivo. Ou seja, para Paulo há princípios no atletismo que podem ser aplicados à vida cristã. Ele menciona diretamente o corredor e o lutador. Só para citar um exemplo, assim como o atleta se aplica no treinamento para alcançar seus objetivos, assim também o cristão deve se aplicar para sua “corrida” cristã rumo ao prêmio da soberana vocação. Também deve estabelecer metas para seu ministério (corrida) e não sair “atirando” pra tudo que é lado (golpeando o ar).

Poderíamos nos aprofundar mais ainda nas implicações e aplicações dos textos em questão, mas para o presente propósito já é o suficiente. Só para complementar cito outros autores bíblicos que usam o esporte num contexto positivo:“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta” (Hebreus 12:1).“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa* da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tiago 1:12).“Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa* da glória” (1 Pedro 5:4).

Feito este longo parêntese voltemos ao versículo no qual Paulo afirma que o exercício físico para pouco é proveitoso. O que exatamente ele estava dizendo? Como sempre, precisamos ver o contexto no qual o versículo está inserido. Ou seja, qual é o assunto do qual Paulo está tratando anteriormente? A chave para entender o versículo está no versículo três onde ele descreve o tipo de exercício físico ao qual se refere. Não se casar (voto de castidade) e abstinência de alguns tipos de comida. Ou seja, privar o corpo através de exercitar as coisas citadas. A Bíblia chama isto de ascetismo. Vejamos:“Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade” (Colossensses 2:20-23).

Com isto espero ter deixado claro a que tipo de exercício físico Paulo estava se referindo. Ele se referia a tentativa de se alcançar espiritualidade. Isto é comum em muitas religiões onde os adeptos se privam de várias coisas com o intuito de vencer o pecado. No versículo acima Paulo diz que isto é inútil contra a sensualidade (desejos da carne). Então Paulo diz que este tipo de exercício tem muito pouco valor. Por isso ele incentiva que Timóteo exercite-se na piedade, pois ela, como exercício espiritual, tem um proveito imensamente superior não só aqui como também para a eternidade.

* A coroa mencionada pelos autores bíblicos é a coroa de louros a qual era colocada na cabeça do vencedor (ver também Tiago 1:12).



NÃO DEIXEM AQUELES QUE NÃO CONHECEM FALAR SE É CERTO OU ERRADO !!!