terça-feira, 20 de março de 2012

JIU JITSU CRISTÃO !!!

             É LICITO UM CRISTÃO PRATICAR ARTES MARCIAIS?? ( JIU - JITSU )


RESPOSTA:

Creio que a resposta a esta questão depende principalmente da motivação com a qual a pessoa pratica artes marciais (Caratê, Judô, Jiu-jítsu, luta Greco-romana etc.). Sé a prática é apenas como esporte não vejo maiores problemas. Mas se a pratica é para poder brigar e se dar bem, então eu entendo que é errado.

Outra coisa que se deve observar é que se o professor faz alguma ligação entre o esporte e práticas esotéricas. Neste caso seria aconselhável ao cristão procurar outro professor que ensine puramente as técnicas do esporte. Então, se o cristão pratica e ensina artes marciais, bem como defesa pessoal, puramente como esporte, é meu entendimento que é lícito sim. Está mais que comprovado que as atividades físicas fazem bem para nosso corpo e evitam uma série de complicações.

Talvez alguém, com razão, esteja lembrando-se do versículo registrado em I Timóteo 4:8 que diz: “Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.” Neste caso temos que entender a que tipo de exercício físico o apóstolo Paulo está se referindo. Será que ele era contra o atletismo? Antes de responder vejamos outros versículos escritos pelo apóstolo: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa* corruptível; nós, porém, a incorruptível. 1 Coríntios 9:26 Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar” (1 Coríntios 9:24,25).“Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas” (2 Timóteo 2:5).

Basta observar o contexto para ver que Paulo usa o atletismo como exemplo positivo. Ou seja, para Paulo há princípios no atletismo que podem ser aplicados à vida cristã. Ele menciona diretamente o corredor e o lutador. Só para citar um exemplo, assim como o atleta se aplica no treinamento para alcançar seus objetivos, assim também o cristão deve se aplicar para sua “corrida” cristã rumo ao prêmio da soberana vocação. Também deve estabelecer metas para seu ministério (corrida) e não sair “atirando” pra tudo que é lado (golpeando o ar).

Poderíamos nos aprofundar mais ainda nas implicações e aplicações dos textos em questão, mas para o presente propósito já é o suficiente. Só para complementar cito outros autores bíblicos que usam o esporte num contexto positivo:“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta” (Hebreus 12:1).“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa* da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tiago 1:12).“Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa* da glória” (1 Pedro 5:4).

Feito este longo parêntese voltemos ao versículo no qual Paulo afirma que o exercício físico para pouco é proveitoso. O que exatamente ele estava dizendo? Como sempre, precisamos ver o contexto no qual o versículo está inserido. Ou seja, qual é o assunto do qual Paulo está tratando anteriormente? A chave para entender o versículo está no versículo três onde ele descreve o tipo de exercício físico ao qual se refere. Não se casar (voto de castidade) e abstinência de alguns tipos de comida. Ou seja, privar o corpo através de exercitar as coisas citadas. A Bíblia chama isto de ascetismo. Vejamos:“Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade” (Colossensses 2:20-23).

Com isto espero ter deixado claro a que tipo de exercício físico Paulo estava se referindo. Ele se referia a tentativa de se alcançar espiritualidade. Isto é comum em muitas religiões onde os adeptos se privam de várias coisas com o intuito de vencer o pecado. No versículo acima Paulo diz que isto é inútil contra a sensualidade (desejos da carne). Então Paulo diz que este tipo de exercício tem muito pouco valor. Por isso ele incentiva que Timóteo exercite-se na piedade, pois ela, como exercício espiritual, tem um proveito imensamente superior não só aqui como também para a eternidade.

* A coroa mencionada pelos autores bíblicos é a coroa de louros a qual era colocada na cabeça do vencedor (ver também Tiago 1:12).



NÃO DEIXEM AQUELES QUE NÃO CONHECEM FALAR SE É CERTO OU ERRADO !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário